Índice
O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira (17), direto de Huzhou, na China, onde o prefeito Roberto Dalle Molle e a secretária de Turismo Patrícia Schenkel acompanharam a cerimônia.
“Estamos extremamente felizes com esse reconhecimento. É uma espécie de dever cumprido. Se hoje a gente terminasse a nossa gestão, deixaríamos um legado para toda a população”, celebra o vice-prefeito Elias Zulian, em entrevista.
O selo faz parte do programa Best Tourism Villages by UN Tourism, que há cinco anos destaca vilas e pequenos municípios como exemplos de sustentabilidade, inovação e inclusão social no turismo. Neste ano, mais de 270 localidades de 65 países se candidataram, e Antônio Prado está entre as selecionadas.
Antônio Prado é reconhecida como uma das melhores vilas turísticas do mundo pela ONU — Foto: Patrícia Schenkel/Divulgação
Uma vila com alma italiana
Com 47 edificações tombadas, Antônio Prado ostenta o título de maior acervo arquitetônico da imigração italiana no Brasil. Contudo, não é só nas fachadas que a tradição se mantém viva: a cidade respira cultura e hospitalidade.
“[Antônio Prado] é herdeira de uma rica história de imigração que se mantém viva em nosso patrimônio arquitetônico, na gastronomia, nas festas e no modo de vida das pessoas”, comenta o prefeito Dalle Molle.
Para a secretária Patrícia, a conquista é fruto de políticas públicas, da participação de pessoas, da cooperação ativa da população e da união entre área urbana e rural.
“A partir de agora, o mundo inteiro olha para Antônio Prado como referência de turismo autêntico, sustentável e humano”, diz Patrícia.
Turismo e legado

Conheça Antônio Prado, na Serra do RS
O reconhecimento internacional chega em um momento de crescimento acelerado. Segundo o vice Zulian, o número de visitantes na cidade já é nove vezes maior do que antes da pandemia. A expectativa é de que esse número aumente ainda mais com o selo da ONU.
Para o recebimento deste feito, foi feito um longo trabalho no município:
“Estamos investindo em infraestrutura, internet no interior, cursos de qualificação para o turismo rural. O turismo não tem barreiras, quem visita Antônio Prado acaba conhecendo Flores da Cunha, Vila Flores… É bom para toda a região”, afirma o vice-prefeito.
Entre os atrativos, destacam-se a Noite Italiana, uma grande festa gastronômica de comida típica italiana do país, e a Fenamassa, o Festival Nacional da Massa, que acontece em novembro e deve reunir mais de 50 mil pessoas em três fins de semana neste ano.
Há ainda o Moinho Colonial Ghinzelli, a Colònia Schiochet e o Armazém da Linha 21 de Abril.
Para o vice Zulian, o prêmio é mais do que um reconhecimento turístico, é uma homenagem à história de 126 anos da cidade e aos moradores.
“Este selo é de cada morador, de cada família, de cada pessoa que mantém viva a alma de nosso município”, reforça a secretária Patrícia.
Antônio Prado, no RS — Foto: Divulgação/ Edivan Rosa, Maicon Hinrichsen e Guilerme Lovatel