domingo, outubro 26, 2025
Casa Região Condomínio é construído em terreno que abriga histórica casa de Teixeirinha com piscina em formato de cuia de chimarrão

Condomínio é construído em terreno que abriga histórica casa de Teixeirinha com piscina em formato de cuia de chimarrão

por admin
0 Comente
condominio-e-construido-em-terreno-que-abriga-historica-casa-de-teixeirinha-com-piscina-em-formato-de-cuia-de-chimarrao

Um condomínio residencial está sendo construído em parte do terreno que abriga a histórica casa onde morou o músico Teixeirinha, em Porto Alegre. O local, no bairro Glória, ficou conhecido pela piscina em formato de cuia de chimarrão. (Veja foto abaixo)

Batizado de “Querência Amada”, em homenagem ao cantor gaúcho, o empreendimento contará com 280 apartamentos de 1 ou 2 dormitórios, distribuídos em 7 torres. Conforme a empresa Morana, “a casa e a icônica piscina serão preservadas fora do condomínio”.

“Guardando a memória de um dos maiores ícones gaúchos, preservando seu legado e homenageando o artista que, através de sua música, deu voz ao nosso Rio Grande”, diz a construtora.

As obras no local tiveram início no primeiro semestre deste ano. Atualmente, se encontram em fase de conclusão do preparo do terreno e da fundação (estrutura de sustentação da edificação).

A entrega das unidades está prevista para 2028.

Piscina em formato de cuia de chimarrão na casa de Teixeirinha — Foto: Livia Stumpf/Agência RBS

Ideia era que piscina tivesse formato de violão

O neto de Teixeirinha, Victor Teixeira Neto, disse ao g1 que a ideia inicial era que a piscina tivesse formato de um violão. A remodelação para uma cuia de chimarrão se deu a partir de um erro nas dimensões do projeto.

“Era para ser um violão, só que o braço do violão ficou desproporcional. O pai chegou para o meu avô e disse: ‘olha, ficou desproporcional, mas eu acho que se o senhor fizer uma cuia de chimarrão fica melhor, porque o braço ficou muito curto’. O vô não falou nada para ele na hora, mas acabou acatando a ideia”, conta.

Teixeira Neto afirma que guarda boas recordações dos tempos de infância e adolescência. Entre as memórias afetivas, está a comemoração do Campeonato Brasileiro de 1996, conquistado pelo Grêmio.

Casa que foi do cantor Teixeirinha (1927-1985) tem piscina em formato de cuia de chimarrão — Foto: Livia Stumpf e Adolfo Alves/Agência RBS

“Uma das recordações que tenho foi que nós assistimos, lá na casa do vô, a final do Campeonato Brasileiro de 1996, do Grêmio contra a Portuguesa. Quando acabou o jogo, nos jogamos na piscina”, relembra.

Teixeirinha morreu em 1985, aos 58 anos, vítima de um câncer. “Querência Amada” se tornou uma das músicas mais populares do regionalismo. A letra exalta a paisagem, personalidades políticas e o povo gaúcho.

Capa do álbum ‘Inéditas’, de Teixeirinha — Foto: Divulgação

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados