domingo, outubro 26, 2025
Casa Região Hacker suspeito de ataque contra o Tribunal de Justiça do RS é preso; passo a passo do esquema foi divulgado na deep web, diz polícia

Hacker suspeito de ataque contra o Tribunal de Justiça do RS é preso; passo a passo do esquema foi divulgado na deep web, diz polícia

por admin
0 Comente
hacker-suspeito-de-ataque-contra-o-tribunal-de-justica-do-rs-e-preso;-passo-a-passo-do-esquema-foi-divulgado-na-deep-web,-diz-policia

A Polícia Civil prendeu preventivamente, na manhã desta terça-feira (22), um homem de 23 anos suspeito de envolvimento em um ataque hacker contra o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

A prisão aconteceu em Guarabira, no interior do estado da Paraíba. Também houve buscas por dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento e documentos.

De acordo com o delegado Marcos de David, responsável pela investigação no Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), o suspeito aplicou um ataque ataque DDoS (Distributed Denial of Service ou Negação de Serviço Distribuída) – que busca sobrecarregar um servidor até deixá-lo inacessívelcontra o sistema E-Proc do TJRS, por meio do qual é possível consultar processos pela internet.

O ataque aconteceu em 26 de março de 2025. O sistema e o site do TJRS ficaram quase um dia inteiro fora do ar.

“Foi identificado um canal na deep web, operado por cibercriminoso que se autodenomina ‘FEDERAL’, responsável por organizar e transmitir ao vivo o ataque, inclusive oferecendo pagamentos via PIX para participação em ações coordenadas contra servidores públicos e sistemas governamentais. A análise técnica dos dados revelou o uso de uma botnet com mais de dois mil dispositivos comprometidos, espalhados por diversos países”, conta o delegado David.

De acordo com o Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), após a investigação, a Polícia Civil descobriu que o hacker cometeu o crime apenas para demonstrar seu conhecimento sobre sistemas digitais, sem ter roubado dados ou pedido dinheiro para liberar o sistema.

Em março, logo após o ataque, o TJRS afirmou que houve prejuízo para realização de audiências, acesso e tramitação de documentos e processos.

Conforme a Polícia Civil, após o crime, o homem ainda divulgou a integrantes de um grupo de hackers um passo a passo do esquema. A polícia trabalha, agora, para identificar esses integrantes do grupo.

Tribunal de Justiça do RS — Foto: Divulgação/TJRS

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados