Índice
Para Guaíba voltar a 2 metros é preciso cenário de duas semanas sem chuva, projeta professor da UFRGS
Estimativa considera patamar 1 metro abaixo da cota de alerta na Usina do Gasômetro (3m). Medição mais recente aponta que nível está em 3,36m. Prefeitura fechou comportas.
-
Para o nível do Guaíba voltar a ficar em 2 metros é preciso um cenário de duas semanas sem chuva, segundo hidrólogo do IPH da UFRGS.
-
Projeção considera um patamar de 1 metro abaixo da cota de alerta (3 metros) na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
-
Medição realizada às 12h desta segunda-feira (30), aponta que a marca do lago está em 3,36 metros.
-
Prefeitura fechou cinco comportas do sistema de proteção contra cheias que restavam abertas. Medida tem caráter preventivo e se baseia na elevação dos afluentes do Guaíba.

Com rios em alertas, hidrólogo avalia cenário para os próximos dias no RS
Para o nível do Guaíba voltar a ficar abaixo de 3 metros é preciso um cenário de duas semanas sem chuva. A estimativa é do professor Fernando Fan, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A projeção considera um patamar de 1 metro abaixo da cota de alerta (3 metros) na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A medição mais recente no ponto, realizada às 13h desta segunda-feira (30), aponta que a marca do lago está em 3,36 metros.
“O ideal seria umas duas semanas sem chover. Vai ficar bastante abaixo da cota de 3 metros e a gente pode ficar mais tranquilo quando ocorrerem outras chuvas”, explica. Segundo especialistas, o nível do lago é considerado dentro do esperado abaixo dos 3 metros.
O hidrólogo acredita que o volume de rios que registraram inundações no fim de semana chegue a Capital na terça-feira (1º), impactando no nível do Guaíba. A boa notícia é que a previsão indica tempo firme pelos próximos dias.
“Toda essa água vai descer em direção a Porto Alegre, e a expectativa é que ela vai chegar aqui na terça-feira. A expectativa é que a gente fique entre os 3,60 metros, que é a nossa cota de inundação, e os 3 metros, que é a nossa cota de alerta”, esclarece.
De acordo com o monitoramento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, pelo menos cinco rios estão acima da cota de inundação. Confira:
- Rio Guaíba (Eldorado do Sul)
- Rio Taquari (Estrela)
- Rio Jacuí (Triunfo)
- Rio Caí (São Sebastião do Caí)
- Rio Uruguai (Uruguaiana e Itaqui)
Comporta é fechada no Cais Mauá, em Porto Alegre — Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS