segunda-feira, outubro 27, 2025
Casa Região Para Guaíba voltar a 2 metros é preciso cenário de duas semanas sem chuva, projeta professor da UFRGS

Para Guaíba voltar a 2 metros é preciso cenário de duas semanas sem chuva, projeta professor da UFRGS

por admin
0 Comente

Para Guaíba voltar a 2 metros é preciso cenário de duas semanas sem chuva, projeta professor da UFRGS

Estimativa considera patamar 1 metro abaixo da cota de alerta na Usina do Gasômetro (3m). Medição mais recente aponta que nível está em 3,36m. Prefeitura fechou comportas.


  • Para o nível do Guaíba voltar a ficar em 2 metros é preciso um cenário de duas semanas sem chuva, segundo hidrólogo do IPH da UFRGS.

  • Projeção considera um patamar de 1 metro abaixo da cota de alerta (3 metros) na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

  • Medição realizada às 12h desta segunda-feira (30), aponta que a marca do lago está em 3,36 metros.

  • Prefeitura fechou cinco comportas do sistema de proteção contra cheias que restavam abertas. Medida tem caráter preventivo e se baseia na elevação dos afluentes do Guaíba.

Com rios em alertas, hidrólogo avalia cenário para os próximos dias no RS

Com rios em alertas, hidrólogo avalia cenário para os próximos dias no RS

Para o nível do Guaíba voltar a ficar abaixo de 3 metros é preciso um cenário de duas semanas sem chuva. A estimativa é do professor Fernando Fan, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A projeção considera um patamar de 1 metro abaixo da cota de alerta (3 metros) na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A medição mais recente no ponto, realizada às 13h desta segunda-feira (30), aponta que a marca do lago está em 3,36 metros.

“O ideal seria umas duas semanas sem chover. Vai ficar bastante abaixo da cota de 3 metros e a gente pode ficar mais tranquilo quando ocorrerem outras chuvas”, explica. Segundo especialistas, o nível do lago é considerado dentro do esperado abaixo dos 3 metros.

O hidrólogo acredita que o volume de rios que registraram inundações no fim de semana chegue a Capital na terça-feira (1º), impactando no nível do Guaíba. A boa notícia é que a previsão indica tempo firme pelos próximos dias.

“Toda essa água vai descer em direção a Porto Alegre, e a expectativa é que ela vai chegar aqui na terça-feira. A expectativa é que a gente fique entre os 3,60 metros, que é a nossa cota de inundação, e os 3 metros, que é a nossa cota de alerta”, esclarece.

De acordo com o monitoramento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, pelo menos cinco rios estão acima da cota de inundação. Confira:

  • Rio Guaíba (Eldorado do Sul)
  • Rio Taquari (Estrela)
  • Rio Jacuí (Triunfo)
  • Rio Caí (São Sebastião do Caí)
  • Rio Uruguai (Uruguaiana e Itaqui)

Comporta é fechada no Cais Mauá, em Porto Alegre — Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados