Mas antes, deixa eu voltar no tempo.
Era junho de 2022. Eu estava gravando em João Pessoa, na Paraíba. Chamou minha atenção o fato de que o hotel onde me hospedava estava todo decorado no clima de São João. Uma agência de viagens havia instalado uma filial dentro do hotel e disponibilizava vans para levar os turistas às festas mais populares da cidade.
Imediatamente, comecei a comparar aquilo com a nossa Semana Farroupilha — e o tempo que estávamos perdendo ao deixar de transformar nossa maior festa em um verdadeiro atrativo turístico para o estado.
O que aconteceu de lá pra cá eu conto em outro momento. O fato é que, finalmente e pela primeira vez, a maior operadora de turismo do Brasil está promovendo a Semana Farroupilha em seus pacotes.
A empresa, com suas 1,28 mil lojas franqueadas no país, está convidando turistas de todo o mundo a conhecer a nossa cultura gaúcha.
Para se ter uma ideia, um pacote sem passagens aéreas, para casal, com três noites em hotel três estrelas, custa R$ 3,6 mil — e inclui uma experiência cultural no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. Há ainda opções com roteiros por Gramado, onde um festival de danças tradicionais vai movimentar a Rua Coberta.
As ações que buscam dar visibilidade à nossa maior festa popular vão além. Para agregar em um só lugar a programação das principais cidades do estado e facilitar a vida dos visitantes, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), está criando um site para centralizar as informações.
Até o dia 31 de agosto, organizadores de eventos como bailes e acampamentos, devem acessar um formulário para detalhar a programação a ser inserida no portal. A ideia é que o espaço seja convertido em um aplicativo com georreferenciamento, a ser abastecido com informações durante os 12 meses do ano.
Até o comércio vai fazer parte desse mutirão cultural. No dia 31 de agosto, em um show com a presença de artistas e autoridades, será lançado o Ganha-ganha Farroupilha, ação de vendas organizada pela secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado e pelas principais entidades do comércio, outro possível atrativo para os visitantes, no futuro.
A ideia é realizar promoções e decorar as lojas, durante 15 dias em setembro, com apresentações de artistas ligados a CTGs e músicos, numa espécie de “Liquida Porto Alegre” gaudéria, só que com abrangência estadual.