Entenda por que homem foi preso com duas tornozeleiras eletrônicas ao mesmo tempo no RS

Entenda por que homem foi preso com duas tornozeleiras eletrônicas ao mesmo tempo no RS

Segundo a SSP, o uso de duas tornozeleiras eletrônicas simultaneamente só se dá quando um dos aparelhos é usado para monitoramento de condenados por violência doméstica.


  • Um homem foi preso preventivamente na última terça-feira (28) em Porto Alegre usando duas tornozeleiras eletrônicas ao mesmo tempo, uma em cada perna.

  • A situação não é inédita: no Rio Grande do Sul, outras 24 pessoas utilizam simultaneamente dois aparelhos de monitoramento eletrônico, segundo dados obtidos pela reportagem junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP).

  • A prisão desta terça-feira foi feita em um imóvel durante cumprimento de mandado de busca e apreensão referente à operação contra roubo de celular, e o homem já havia sido condenado por roubo e violência doméstica.

  • Cinco pessoas foram presas no total. Todas devem responder por roubo.

Homem com 2 tornozeleiras eletrônicas é preso durante operação contra roubo de celulares

“Para nós, foi uma surpresa. Nem sabia que tinha essa possibilidade”, disse o delegado Arthur Raldi.

Porém, a situação não é inédita: no Rio Grande do Sul, outras 24 pessoas utilizam simultaneamente dois aparelhos de monitoramento eletrônico, segundo dados obtidos pela reportagem junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP). Entenda abaixo o motivo.

  • Segundo a SSP, o uso de duas tornozeleiras eletrônicas ao mesmo tempo só acontece quando um dos aparelhos é usado para monitoramento de condenados por violência doméstica.

Ao g1, a Polícia Penal também esclareceu, por meio de nota, que “quando um indivíduo é, simultaneamente, monitorado em razão da execução de pena e alvo de medida protetiva com monitoração eletrônica, ele acaba sendo incluído em ambos os programas, o que pode resultar, tecnicamente, no uso de duas tornozeleiras eletrônicas. Importante destacar que não há qualquer impedimento legal para que uma mesma pessoa utilize dois dispositivos de monitoração”.

  • Tornozeleira para Lei Maria da Penha: Desde 2023, o RS usa o monitoramento eletrônico em homens condenados pela Lei Maria da Penha. Sendo assim, nos 25 casos de duas tornozeleiras no estado, uma é instalada por conta de violência doméstica, no âmbito da Lei Maria da Penha, e a outra é por conta de outros crimes.

A prisão desta terça-feira foi feita em um imóvel durante cumprimento de mandado de busca e apreensão referente à operação contra roubo de celular, e o homem já havia sido condenado por roubo e violência doméstica. Cinco pessoas foram presas no total. Todas devem responder por roubo.

Homem com duas tornozeleiras eletrônicas é preso durante operação contra roubo de celulares em Porto Alegre — Foto: Polícia Civil/Divulgação

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ops!

Related posts

Madrasta e enteada morrem após tombamento de caminhão em Vacaria

Você sabia? Vinagre é multiuso e, além de tempero, pode virar truque de limpeza; veja dicas

Ilha em Porto Alegre vira ‘cidade fantasma’ após saída de últimas famílias às margens do Guaíba; entenda por quê